Neste artigo vamos expor os principais tipos de concreto utilizado desde pequenas até as grandes obras nos dias atuais.
O concreto vem se mostrado um grande aliado das construções devido suas inúmeras vantagens e cada vez mais tem aumentado as exigências devido a qualidade do material.
E cada vez mais os fabricantes de concreto procuram evoluir procurando novos caminhos e materiais para a produção do concreto.
Mas agora, vamos falar sobre os principais tipos de concreto que são:
- Convencional
- Leve
- Armado
- Bombeável
- Usinado
- Alto desempenho

Explicando um pouco sobre cada tipo de concreto
Vamos agora ao breve resumo de cada tipo de concreto, para que você entenda as principais diferenças entre eles:
Concreto convencional
Para utilizar o concreto convencional deve-se utilizar um vibrador, que é usado para fazer a mistura até obter um adensamento correto.
Ele pode ser utilizado em formas, diretamente no solo e também pode ser utilizado para lajes e pisos.
Ele possuiu o nome convencional por utilizar a mistura padrão (água, cimento, areia e brita) sem aditivos e sua resistência tem a variação entre 10 a 40 Mega Pascal (Mpa).
Concreto leve
A massa do concreto leve é em média dois terços da densidade do concreto convencional.
Ele oferece uma baixa permeabilidade e redução de peso das estruturas. Vamos enfatizar que o foco é diminuir a massa e não a resistência.
Esse tipo de concreto possui maior porosidade em seus agregados o que faz com que seja necessário usar mais água o que faz com que tenha riscos de segregação.
Esse concreto acaba gerando uma redução de custos e tem como foco peças pré-moldadas, regularização de superfícies, enchimento de lajes e fabricação de blocos.
Armado
Um dos tipos de concreto mais utilizados no dia a dia, a diferença está em colocar armaduras de barras de aço.
Fazendo isso garante a resistência a flexão e tração o que é muito utilizado em projetos de vigas, pilares e lajes.
Bombeável
O próprio nome já diz, ele é colocado em obras através de bombeadoras onde a tubulação sai do caminhão tipo betoneira até o local da aplicação final.
Ele é uma variação do concreto convencional, porém para poder fazer parte deste processo ele tem que ser mais líquido.
E como para ser mais líquido aumenta a quantidade de água, tem que ser utilizado alguns aditivos para que o concreto chegue até as características necessárias.
Usinado
Um dos principais tipos de concreto mais usados em grandes obras é o usinado. Chamado de usinado ou dosado em central é o concreto produzido com a quantidade certa dos materiais constituintes da mistura entre os materiais: Cimento, brita, areia, água e aditivos.
Com esta produção na quantidade certa ele tem um controle rigoroso da qualidade definido de acordo com a necessidade do cliente.
Como ele é feito sob medida, o principal ponto é a garantia do fornecedor quanto a segurança e obtenção da resistência de acordo com os itens solicitados para a obra.
Alto desempenho
Utilizado em obras especiais que precisam de durabilidade e resistência elevada temos o concreto de alto desempenho.
Em sua mistura é usado tipos de aditivos especiais para diminuir índices de porosidade e permeabilidade. Desta forma as estruturas se tornam mais resistentes a ação de: maresia, gás carbônico e cloretos.